sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

QUATRO ATITUDES TOMADAS PELO FILHO PRODIGO ANTES DE RETORNAR PRA CASA DO PAI


537 TEXTO: LUCAS 15.17
INTRODUÇÃO.
1. Após tomar algumas decisões precipitadas, este jovem começa refletir sobre sua vida
2. Ele tinha que tomar algumas atitudes, pois sua situação era desesperadora
PROPOSIÇÃO.
Ele tinha que voltar pra casa
Sentença Interrogativa
Que atitudes tomariam naquele momento antes de partir?
Sentença de Transição
Sentado naquela pocilga ele começa então a agir tomando as seguintes atitudes...
I. DESPERTOU. V.17. “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome”
1. É tempo de despertar. Rm.13.11-14. E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. 12  Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.”
        Desperta meu amigo, Jesus esta voltando, e você vão ficar ai parado no mundo de pecado.
2. Desperta do sono espiritual. Ef. 5.14-16-14. “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 15  Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, e sim como sábios 16  remindo o tempo, porque os dias são maus.”
        Acorda deste pesadelo que você esta passando, Jesus vai te iluminar, vai te tirar destas trevas.
Sentença de Transição
Alem de despertar ele também...
II. REFLETIU. V.17. “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome”
1. O homem sem deus e faminto. Isaías 65:13  “Pelo que assim diz o SENHOR Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; os meus servos beberão, mas vós tereis sede; os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis;”
        Você esta neste mundo faminto, sedento, desamparado e precisando ser saciada.
2. O homem que tem deus é saciado. João 6:35 “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.”
        Jesus e o seu alimento, somente ele pode te satisfazer
Sentença de Transição
Alem de refletir, ele também...
III. ARREPENDEU-SE. V.18. “Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19  já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores.”
ARREPENDIMENTO
  Decisão de mudança total de atitude e de vida, em que a pessoa, por ação divina, é levada a reconhecer o seu pecado e a sentir tristeza por ele, decidindo-se a abandoná-lo, baseando sua confiança em Deus, que perdoa  {#Mt 3.2-8; 2Co 7.9-10; 2Pe 3.9}. O complemento do arrependimento é a FÉ (2). E os dois juntos constituem a CONVERSÃO. V. REMORSO.
1. Deus perdoa quem se arrepende. Atos 8:22. “Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração;”
        Arrependa-se enquanto e tempo
2. O céu se alegra. Lucas 15:7. “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”
        Vai ter uma festa no céu quando você voltar pra Deus.
Sentença de Transição
Alem de se arrepender, ele...
IV. VOLTOU PRA CASA DO PAI. V. 20. “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.”
1. Volta enquanto é tempo. Os. 14.1,2. “Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. 2  Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Perdoa toda iniqüidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios.”
        Ele vai te perdoar te lavar e te restaurar
2. Ovelha desgarrada. 1 Pd. 2.25. “Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.”
        Jesus te ama, ele te espera
Sentença de Transição
Ainda e tempo pra você tomar esta decisão
CONCLUSÃO.
1. O FILHO RETORNOU E FOI RECEBIDO PELO PAI
2. O JOVEM FOI RESTITUIDO A CONDIÇÃO DE FILHO
3. DEUS TE ESPERA, ELE QUER TE RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS, VOLTE LOGO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário