segunda-feira, 6 de abril de 2015

A ressureição de Cristo

Tema: A ressurreição de Cristo.
Texto: 1Co.15:3-8-“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4  e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5  E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. 6  Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. 7  Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos 8  e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.”
Introdução:” A salvação em sua inteireza, do princípio ao fim, depende da ressurreição de Cristo. A justificação é  garantida por ela. (Ver Rom. 4:25). Mas a vida inteira, agora, quando da transformação da alma, quando da glória do estado intermediário e imaterial, ou mesmo quando da glorificação, isto é, quando a alma for revestida pelo corpo imaterial e já espiritualizado, depende da «vida que nos foi dada através da ressurreição de Cristo», e isso porque ele compartilha dessa vida com os homens. E, através disso, em qualquer nível de existência em que se encontrem os homens, podem os remidos compartilhar de sua vida eterna. (Ver I Cor. 15:12,17; Rom. 5:10 e I Cor. 15:20).”

A ressureição de Cristo era necessária para:
1.    Cumprimento das escrituras- 1Co.15:17.” E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”
2.    A nossa justificação- Rm.4:25.”.. o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.”
3.    Para nossa esperança-1Pd.1:3.” Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”
4.    Para eficácia da pregação- 1Co.15:14.” E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;”
5.    Uma prova de que ele era Filho Deus-Rm.1:4.” e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,”
6.    Para eficácia da fé-1Co.15:14.” E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;”
7.    Para nos livrar do pecado- 1Co.15.17.” E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”


Conclusão: “Hoje em dia, muitos não aceitam a realidade de uma ressurreição literal, ou pelo menos física, e apesar disso encontram grande valor na vida e nos ensinamentos de Cristo.
É  verdade que, em sua maior parte, a nossa crença na ressurreição de Jesus não pode ser apoiada pela moderna investigação científica; mas certamente não lhe falta o «apoio histórico». Paulo afirma que mais de quinhentos irmãos tinham visto Jesus, após a sua ressurreição (ver I Cor. 15:6). Teria sido fácil verificar o testemunho dessa gente, quando Paulo fez tal declaração.”